5 curiosidades sobre casamento que você precisa conhecer!
Mini Wedding nov 16, 2020

As tradições não surgem à toa. Existem muitas curiosidades sobre casamento que nos ajudam a entender um pouco mais da festa e da cerimônia e ainda colocam um toque a mais de carinho em tudo que fazemos.
Por isso, no artigo de hoje, nós decidimos contar a origem de 5 tradições dos casamentos e suas curiosidades pra você saiba porque cada uma dessas partes pode ser importante na sua festa.
Vamos às curiosidades sobre casamento?

Vestido branco
O vestido de noiva branco é uma das tradições mais seguidas e conhecidas do mundo, mas, ao contrário do que a maioria das pessoas imagina, ele não está relacionado à pureza da noiva.
Uma das principais origens dessa tradição está ligada ao casamento da Rainha Vitória da Inglaterra. Na época, as noivas costumavam usar vestidos de tecidos caros, que eram coloridos, para mostrar a riqueza de sua família. Sendo uma das primeiras rainha a se casar por amor, a rainha Vitória usou um vestido branco. E, desde então, o vestido branco se tornou símbolo do casamento por amor.
Aliança
As alianças começaram a ser usadas no Egito antigo como um símbolo de eternidade. Era uma forma de representar que os noivos decidiram ficar juntos para sempre. E a escolha do dedo também é especial. Acreditava-se que o dedo anelar esquerdo tinha uma veia especial conectada com o coração. Alguns estudos mostram que os gregos e romanos também acreditavam na existência da “veia do amor”.
Quanto ao material, essa foi uma escolha mais pragmática. No início, as alianças eram de todos os materiais, mas, com o passar do tempo, os noivos foram percebendo que as de ouro eram mais duradouras.
Buquê da noiva
Existem muitas lendas sobre a origem do buquê. Uma delas é que as noivas recebiam flores durante o trajeto ao altar representando a felicidade. Outras dizem que os buquês eram, na verdade, ervas pra espantar o mau olhado, visto que muitos invejavam os noivos.
Mas uma das teorias mais aceitas por estudiosos é que, pela dificuldade dos banhos e higiene na Idade Média, os buquês eram usados na verdade como uma forma de esconder o mau odor.
Véu e grinalda
A grinalda é um acessório que tem o objetivo estético. A ideia é valorizar o rosto da noiva e pode mudar de acordo com o penteado e vestido escolhido. Mas o véu pode ter muitos significados.
Ele já foi usado como uma maneira de proteger as noivas da inveja das mulheres solteiras, já simbolizou a pureza e simplicidade e também já foi proteção contra maus espíritos.
Na tradição judaica, o noivo costuma colocar o véu sobre o rosto da noiva como símbolo de que irá protegê-la e para mostrar que está se casando pela sua beleza interior.
Chuva de arroz
A chuva de arroz é uma das tradições que mais passou por modificações nos últimos anos. Atualmente, ela pode ser substituída por chuvas de pétalas, confetes, bolas de sabão e até mesmo sparkles, mas a sua origem tem um motivo especial.
As lendas chinesas e indianas diziam que a chuva de arroz era uma forma de representar a fertilidade, harmonia e prosperidade na vida dos noivos.