• Home
  • Mini-Wedding
  • Eventos Corporativos
  • Eventos Sociais
  • Festas Infantis
  • Blog
  • Contato

© 2021 Espaço Moni

AS 06 TRADIÇÕES MAIS REALIZADAS EM UM CASAMENTO

Mini Wedding dez 09, 2019

As tradições de casamento são bastante comuns e levadas à risca para quem gosta dos costumes tradicionais. Algumas dessas tradições são passadas de geração a geração, outras são culturais de outros países e que foi se adaptando aos tempos de hoje e outras são inovadas com toque de personalidade. Se já teve a curiosidade de saber o “por que” de algumas, fique de olho neste artigo e conheça as histórias das 06 tradições mais realizadas em um casamento.

1ª  – Vestido branco

Foto tirada por @improvingideasphotography no Espaço Moní

Todo mundo sabe que o vestido branco da noiva não pode faltar, seja em um mini wedding ou em qualquer outra cerimônia mais tradicional. Mas você como surgiu essa cultura?

Nem sempre as mulheres se casaram de branco. Na Idade Média, os casamentos eram firmados através de um contrato, feito pelos pais dos noivos antes mesmo deles de conhecerem. Nesta época, o amor não era levado em consideração e o vestido da noiva deveria simbolizar status e poder. Por isso, os vestidos podiam ser de qualquer com, contanto que eles fossem muito luxuosos.

O vestido branco só foi ganhar força no século XIX, com o casamento da Rainha Vitória, na Inglaterra. A rainha optou pela cor clara e foi uma das primeiras a se casar realmente por amor. Além disso, ela foi a primeira a não usar coroa em seu casamento e por isso fez um véu que representasse sua personalidade. Ambas as tradições continuam firmes desde aquela época.

2ª – BUQUÊ DE NOIVA

Foto tirada por @fefasousafotografia no Espaço Moní

O buque da noiva faz parte do visual que acompanha ela em sua cerimônia. Não só com flores, mas também pode ser substituídas por joias, pérolas e flores artificiais.

Uma das teorias sobre esta tradição vem da Grécia antiga, onde os gregos utilizavam ervas e alho para afastar os maus fluidos que poderiam atrapalhar a união do casal. Além dessas ervas, as flores também eram bastante utilizadas nos casamentos, principalmente na primavera. O costume era escolher o buque de acordo com o significado das flores da época da estação.

O costume de jogar o buque para as amigas solteiras surgiu em meados do século XIV, na região da França. Onde foi substituída por uma antiga tradição de ter um pedaço do vestido da noiva para dar sorte às mulheres solteiras. Hoje essa tradição se torna um dos momentos mais divertidos da noite e claro, preservando cada centímetro do vestido da noiva.

3ª – PADRINHOS

Foto tirada por @alemarquesfoto no Espaço Moní

Assim que os noivos decidem fazer uma cerimônia de casamento, um dos primeiros passos é convidar os padrinhos. Seja ele um grande amigo ou amiga, família ou até mesmo aquele parente que você considera muito. Os padrinhos são escolhidos de forma especial para estarem no altar juntamente com os noivos. Mas você sabe como isso surgiu?

Existem várias versões sobre o surgimento dos padrinhos de casamento, uma das mais contadas é que a tradição nasceu na Roma Antiga. Naquela época os casais subiam ao altar ao lado de outros da mesma idade, vestidos com trajes semelhantes. O objetivo era evitar que espíritos do mal reconhecessem os noivos e amaldiçoassem a união.

Com o tempo ela foi se adaptando e tornando uma das tradições mais importantes e queridas por todos.

4ª – ALIANÇA

Foto tirada por @retratounico no Espaço Moní

A aliança, por si só, significa um acordo, um pacto entre duas partes. No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Representando um elo material e espiritual entre duas pessoas, que compartilham as alegrias e tristezas da vida.

Mas a história dessa tradição vem de muitos lugares, mas a principal delas começou com os egípcios há aproximadamente 5.000 anos atrás quando trocaram os primeiros “anéis do amor”. Esses anéis não eram joias como hoje, mas sim feitos em couro ou tecido. É sabido que esses egípcios viam o anel como um círculo e um símbolo bastante poderoso. Este círculo, não possui nem início e nem fim e representa a vida eterna e o amor imortal.

Os anéis eram e até hoje são bastante respeitados. O quarto dedo escolhido para usar a aliança de casamento se deu origem porque este dedo possui uma veia especial, ligada diretamente ao coração da pessoa que usa.

5ª – BOLO

Foto tirada por @leo.luz.sp no Espaço Moní

O bolo de casamento é bastante tradicional e se tornou uma das principais decorações da festa de casamento. Uma das primeiras tradições começou na Roma Antiga, onde um pão era partido sobre a cabeça da noiva para trazer sorte ao casal.

Na Inglaterra Medieval, os bolos eram empilhados o mais alto possível para que os noivos beijassem sobre ele. Um beijo bem sucedido significava a garantia de uma vida próspera. 

Hoje a tradição continua e o casal costuma partir o bolo juntos, para dar sorte e levarr ainda mais amor a cada pedacinho do doce.

6ª – A PRIMEIRA VALSA

Foto tirada por @Lamourgraphy no Espaço Moní

 A valsa é uma outra tradição bastante querida entre os noivos. Ela chegou ao Brasil com a transferência da corte portuguesa ao país em 1808. A música era apresentada em salões de elite no Rio de Janeiro. Todos que gostavam do ritmo musical começaram a aderir em grandes bailes, casamentos e até formaturas, o que prevalece até hoje.

Compartilhar
Facebook Twitter Linkedin Google+
Anterior Próximo

Leave A Comment